Este outro autoretrato também foi produzido no início de 2010.
Quando olho para os meus autoretratos percebo o quanto é difícil "ver" quem eu realmente sou. A minha tendência natural é interpretar, "melhorar", ajustar, corrigir, para não aceitar o que é...
Agora, uma dúvida que não sai da minha cabeça e que é interessante de se debater: existiria uma ligação da visão distorcida de si mesmo com a visão distorcida da realidade? E o desenho poderia refletir isto?
Quando falo de visão distorcida da realidade não estou falando de algum problema de visão, mas sim do paradigma pessoal, ou seja, todo o sistema de crenças que norteia a pessoa em suas relações, conclusões e experimentações na vida cotidiana.
nesse você parece mais jovem não usou uma foto antiga usou?
ResponderExcluire quanto a essa última questão talvez tenha coisas que mesmo inconscientemente não queremos ver em nos mesmos.
"[...] existiria uma ligação da visão distorcida de si mesmo com a visão distorcida da realidade? [...]"
ResponderExcluirPedro, creio que, neste caso, a indagação (não primeira, mas pertinente) seria: o que é realidade? Será que é possível pensar em realidade no singular?
Sim é possível concebê-la como hipótese, mas para o homem é impossível tê-la como experiência, uma vez que a própria experimentação é um tipo de interpretação e distorção. Gostei da sua ideia Fernanda!
ResponderExcluir